Projetos

Humanização da Escola



Curso de Formação

PIBID 

      A Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ( PIBID), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina( UFSC) e à Universidade do Estado de Santa Catarina( UDESC).
     Esse programa, criado em 2007 pelo Ministério da Educação, tem como objetivo fortalecer a escola pública como espaço de formação docente e promover a articulação das universidades com as redes públicas de ensino.
    No "Beatriz" o Programa iniciou em 2009, com 5 bolsistas do Curso de Pedagogia da UFSC. Por ter sido uma excelente experiência, a Escola solicitou sua continuidade e ampliação, tendo, em 2011, 9 bolsistas da UFSC ( 5 do Curso de Pedagogia e 4 do Curso de Matemática) e 10 bolsistas do Curso de Música da UDESC.
     O PIBID constitui-se num programa institucional, promovido pelo Ministério da educação, de incentivo e estreitamento das relações ente a universidade e a educação básica, fortalecendo assim a formação inicial do professor de Educação Física. Em 2012, o PIBID Educação Físicainiciou suas atividades na escola realizando um trabalho centrado no reconhecimento da educação física escolar, integrando estudantes bolsistas na comunidade através da participação na semana da criança e das aulas de educação física nos anos iniciais.
     Em 2013, planejamos e executamos atividades de ensino da capoeira e de acrobacias nos anos iniciais. Nosso objetivo é estudar e aprimorar as formas de se fazer e pensar a educação física escolar, pensando também em outros espaços e tempos escolares como o recreio e as demais disciplinas que trabalham o corpo e seu movimento. Os cuidados com o corpo de uma forma ampla é observado e objeto de reflexão permanente: disciplinamentos, higiene, cultura alimentar, técnicas de controle da sexualidade, conceitos de corpo veiculados pelas ciências, relações étnicas, religiosas, gênero, entre outras. Como resultado esperamos proporcionar uma formação de qualidade aos estudantes de licenciatura em ed. física e contribuir no desenvolvimento de metodologias e na elaboração de material didático inovador 
para as aulas de ed. Física.




Participação na Semana da Criança - atividade Slackline.








Participação na Semana da Criança - acrobacia no tecido.



Participação na Semana da Criança - confecção de berimbau

Participação na Semana da Criança - saltos acrobáticos

Inovar sempre


Bolsistas ID - apresentando trabalho no I Encontro Catarinense PIBID 2012.

Atitude interdisciplinar: Pedagogia e Educação Física (UFSC)



Coordenador PIBID Fábio Machado Pinto e Supervisora Gisela Colombi

Bolsistas ID - educação Física:
ARESTIDES JOAQUIM MACAMO
ARTUR GOMES SOUZA
DANIELA FERNANDA DE LIMA TEIXEIRA
LUIZ EDUARDO BATISTA
JULIANA KANARECK DA SILVA



Nenhum comentário:

Postar um comentário